Quando os notebooks vão baixar de preço 2024?

Os preços dos notebooks devem começar a cair em 2024. De acordo com várias análises de mercado, a desaceleração na demanda global por notebooks, causada pelo aumento da inflação e a queda do poder de compra dos consumidores, está forçando os fabricantes a oferecer descontos generosos para estimular as vendas​.

Os fabricantes de notebooks (OEMs e ODMs) estão planejando reduzir os preços para combater a queda nas vendas. Além disso, a recuperação do mercado de componentes, que enfrentou escassez durante a pandemia, também deve contribuir para a redução dos preços​

Queda no Mercado de Notebooks: Previsões e Tendências para os Próximos Anos

De acordo com a IDC, as condições desafiadoras do mercado, o aumento da inflação mundial e a queda do poder de compra dos consumidores podem levar a uma retração no mercado de notebooks e outros dispositivos nos próximos anos. A empresa prevê que o segmento só volte a crescer a partir de 2024.

Assim, pode ser uma boa estratégia esperar até 2024 para adquirir um novo notebook, pois os preços deverão estar mais atrativos devido a essas condições de mercado.

Queda de Demanda Afeta o Mercado de Notebooks

Quando os notebooks vão baixar de preço 2024?
foto/reprodução

A IDC prevê que o mercado global de notebooks enviará 305,3 milhões de unidades às lojas, representando uma queda de 12,8% em relação ao ano anterior. Além disso, o segmento de tablets também deve sofrer uma retração de 6,8%, com envios globais chegando a 156,8 milhões de unidades. A tendência é de uma queda combinada de 2,6% entre os dois segmentos devido à desaceleração na demanda dos consumidores.

Dados da Jon Peddie Research

Outro instituto de pesquisa, a Jon Peddie Research, prevê uma queda de 33,7% nas vendas de PCs em relação ao ano anterior e uma redução de 9,6% na quantidade de GPUs discretas enviadas ao mercado. A previsão é de que a normalização do mercado só deva ocorrer a partir de 2024, com uma tendência de crescimento discreta a partir de 2025.

Recuperação do Mercado Prevista para 2024

Para a IDC, o setor de educação deve passar por um período de estagnação e o mercado só deve se recuperar graças às novas demandas do setor empresarial, que terá que lidar com o fim do suporte ao Windows 10. A previsão é que o mercado comece a se recuperar no final do ano, com uma melhora mais significativa a partir de 2024.

Impactos da Inflação e Queda do Poder de Compra

As previsões destacam que o mercado de PCs e dispositivos, incluindo notebooks, está enfrentando uma queda devido às condições econômicas adversas, aumento da inflação global e diminuição do poder de compra dos consumidores. Este cenário desafiador tem impactado diretamente as vendas e envios de notebooks e tablets.

Conclusão: Melhor Esperar para Comprar um Notebook?

Diante das previsões de queda no mercado de notebooks e outros dispositivos, pode não ser o melhor momento para adquirir um novo notebook. Com a expectativa de recuperação do mercado a partir de 2024, aguardar pode ser uma opção mais prudente. As novas demandas do setor empresarial e o fim do suporte ao Windows 10 são fatores que devem impulsionar o mercado, trazendo novas oportunidades e possivelmente melhores ofertas para os consumidores.


As condições desafiadoras do mercado, a inflação global e a redução do poder de compra estão criando um cenário difícil para o mercado de notebooks. As previsões apontam para uma recuperação a partir de 2024, sugerindo que esperar até então pode ser uma decisão mais vantajosa para quem planeja adquirir um novo dispositivo.